Secretaria Municipal de Saúde de Miracema do Tocantins desmente boatos de que os índices de incidência de HIV e Sífilis na cidade seriam alarmantes

Secretaria Municipal de Saúde de Miracema do Tocantins desmente boatos de que os índices de incidência de HIV e Sífilis na cidade seriam alarmantes

A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que as informações veiculadas via Facebook e WhatsApp com relação ao aumento no número de casos de HIV e Sífilis na cidade são falsas e solicita à população que fique tranquila quanto ao sigilo e à integridade dos pacientes.

De acordo com informações da Secretaria, em 2018 foram registrados 2 casos positivos de HIV, sendo um de Miracema e o segundo de outro município. Neste ano, não houve nenhum caso registrado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Com relação à sífilis, em 2018 foram registrados 68 casos, sendo 49 na população geral, e 19 em mulheres gestantes. Em 2019, com registros até 29 de agosto, há 13 casos de sífilis em geral. Até o momento, houve diminuição nos números se comparado ao ano passado.

O município trabalha com as ações preventivas e curativas, palestras são realizadas com as equipes da saúde da família nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), escolas e empresas. Preservativos masculinos e femininos são ofertados e também há testagem rápida, na Policlínica, às terças e quartas para toda a população. E para melhorar a qualidade, ampliar a oferta e facilitar o acesso, o município realizará, na segunda quinzena de setembro, uma capacitação de Testes Rápidos para todos os enfermeiros das unidades de saúde. O tratamento está disponível e é gratuito.


Imprimir   Email