Notícias

Secretaria Municipal de Saúde de Miracema do Tocantins desmente boatos de que os índices de incidência de HIV e Sífilis na cidade seriam alarmantes

Secretaria Municipal de Saúde de Miracema do Tocantins desmente boatos de que os índices de incidência de HIV e Sífilis na cidade seriam alarmantes

A Secretaria Municipal de Saúde informa à população que as informações veiculadas via Facebook e WhatsApp com relação ao aumento no número de casos de HIV e Sífilis na cidade são falsas e solicita à população que fique tranquila quanto ao sigilo e à integridade dos pacientes.

De acordo com informações da Secretaria, em 2018 foram registrados 2 casos positivos de HIV, sendo um de Miracema e o segundo de outro município. Neste ano, não houve nenhum caso registrado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Com relação à sífilis, em 2018 foram registrados 68 casos, sendo 49 na população geral, e 19 em mulheres gestantes. Em 2019, com registros até 29 de agosto, há 13 casos de sífilis em geral. Até o momento, houve diminuição nos números se comparado ao ano passado.

O município trabalha com as ações preventivas e curativas, palestras são realizadas com as equipes da saúde da família nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), escolas e empresas. Preservativos masculinos e femininos são ofertados e também há testagem rápida, na Policlínica, às terças e quartas para toda a população. E para melhorar a qualidade, ampliar a oferta e facilitar o acesso, o município realizará, na segunda quinzena de setembro, uma capacitação de Testes Rápidos para todos os enfermeiros das unidades de saúde. O tratamento está disponível e é gratuito.

Blitz educativa conscientiza motoristas sobre os perigos do cigarro

Blitz educativa conscientiza motoristas sobre os perigos do cigarro

WhatsApp-Image-2019-08-29-at-114354-1
WhatsApp-Image-2019-08-29-at-114354-1
WhatsApp-Image-2019-08-29-at-114354-2
WhatsApp-Image-2019-08-29-at-114354-1 WhatsApp-Image-2019-08-29-at-114354-1 WhatsApp-Image-2019-08-29-at-114354-2

A Secretaria de Saúde de Miracema do Tocantins, por meio do Programa de Controle do Tabagismo do Município de Miracema do Tocantins, coordenado pela enfermeira Ana Flávia Uchôa Brito e pela odontóloga Beth, realizou na manhã desta quinta-feira, 29, uma ação com foco na conscientização sobre os riscos do uso do cigarro e também dar orientações para o tratamento daqueles que desejam abandonar o vício, mas precisam de ajuda. A blitz educativa aconteceu na Avenida Tocantins, próximo à Loja Mega. Foram distribuídos 400 panfletos para os motoristas.

 

De acordo com a enfermeira Ana Flavia Uchôa Brito, o fumo pode oferecer riscos para o fumante e para quem está próximo. “O fumo pode provocar uma série de doenças graves, como câncer e complicações no pulmão. Quem fica próximo é o chamado fumante passivo, que também pode sofrer as mesmas consequências”, afirmou.

 

A Secretaria de Saúde de Miracema do Tocantins oferece tratamento gratuito para os que desejam abandonar o vício. Segundo Ana Flavia Uchôa Brito, o tratamento é gratuito e realizado por equipes capacitadas. “Os interessados em abandonar o vício com auxílio de profissionais devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima da residência”, finalizou.

 

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, 29 de agosto, foi criado em 1986, pela Lei Federal 7.488/86. A ação tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Fotos e Texto: Jhonatas Miranda

Saúde de Miracema traça estratégias de atendimento em benefício dos usuários

Saúde de Miracema traça estratégias de atendimento em benefício dos usuários

WhatsApp-Image-2019-08-19-at-124631
WhatsApp-Image-2019-08-19-at-124621
WhatsApp-Image-2019-08-19-at-124631 WhatsApp-Image-2019-08-19-at-124621

O secretário Municipal de Saúde, Leal Júnior, recebeu na manhã desta segunda-feira, 19, os membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS), de Miracema do Tocantins. O objetivo do encontro foi traçar estratégias de atuação em conjunto, no sentido de promover um atendimento que atenda cada vez melhor a comunidade.

Liderados pelo presidente do CMS, Pr. José Sandro Silva, os conselheiros e o secretário Leal Júnior discutiram temas importantes, como apresentação de planos, pactuação de exames, equipamentos de proteção individual, uniformes, recursos e medicamentos.

O presidente Pr. Sandro falou da necessidade de ajustes, ao mesmo tempo em que reconheceu os avanços na saúde do município e, na oportunidade, agradeceu à Secretaria Municipal de Saúde pela disponibilização de um computador, o que, segundo ele, facilitará a atuação do conselho.

O secretário de saúde agradeceu a parceria e ratificou o desejo de caminhar junto com o Conselho Municipal de Saúde.

Estiveram presentes, na ocasião, Florisval P. da Silva da Associação Tocantinense de Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Combate a Endemias, Atacom; Antônia Ribeiro, diretora da Atenção Primária; Luís Henrique Gomes, engenheiro Ambiental; Gilmara P. de Souza, 1ª secretária do Conselho Municipal de Saúde; Joyce Cristina C. Lira, secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde; José Sandro Silva dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Saúde; Iara Maria Cavalcante Teixeira, tesoureira do Conselho Municipal de Saúde; e a técnica de Enfermagem, Maria Suely Batista Matos, representante da ONG Viração.

Fotos: Ronys Rocha e Jhonatas Miranda

Texto: Jhonatas Miranda

Divulgada lista de aprovados à Preceptores do PET- SAÚDE

Divulgada lista de aprovados à Preceptores do PET- SAÚDE

Resultado do Processo Seletivo Simplificado para o preenchimento de vagas remanescentes e cadastro de reserva para preceptores do PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE 2018 / UFT/ UNITINS/ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MIRACEMA DO TOCANTINS - EDITAL N° 005/2019

Confira os aprovados no link abaixo:

pdf RESULTADO SELEÇÃO PRECEPTOR PET-SAÚDE (104 KB)

Publicado edital nº005/2019 do processo seletivo para preceptores do PET-Saúde 

Publicado edital nº005/2019 do processo seletivo para preceptores do PET-Saúde 

EDITAL N° 005/2019 - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES  E CADASTRO DE RESERVA PARA PRECEPTORES   DO PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE 2018 / UFT/ UNITINS/ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MIRACEMA DO TOCANTINS.

 A Universidade Federal do Tocantins, a Universidade Estadual do Tocantins e a Secretaria Municipal de Saúde de Miracema do Tocantins, por meio da Coordenação do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Interprofissionalidade 2018 (PET-Saúde), em conformidade com o Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011;  a Portaria Interministerial MS/MEC nº 421, de 3 de março de 2010, a Portaria nº 4.279/GM/MS, de 30 de dezembro de 2010, e a Portaria nº 313, de 30 de outubro de 2018, que homologou o resultado do processo de seleção dos projetos que se candidataram ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde/Interprofissionalidade 2018, tornam públicas as normas gerais da seleção para o preenchimento das vagas remanescentes  de estudantes bolsistas e voluntários para o quadro do PET-Saúde/ Interprofissionalidade 2018.

Confira edital completo no link abaixo:

pdf EDITAL N° 005/2019 - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES E CADASTRO DE RESERVA PARA PRECEPTORES (233 KB)

Informações: Secretaria Municipal de Saúde