Prefeito Saulo Milhomem solicita adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-militares ao Ministério da Educação

Por Juliana Carneiro /  Fotos: Ronys Rocha

O prefeito Saulo Milhomem solicitou ao ministro da Educação, Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub, a implantação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), em Miracema do Tocantins.

A solicitação foi protocolada em 10 de outubro de 2019, via ofício nº 303/2019, e expressa o desejo do munícipio em ser contemplado com a implantação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, em conformidade com o Decreto nº 10.004, de 5 de setembro de 2019.

Diante da solicitação, o município destacou a Escola Municipal Francisco Martins Noleto, com o Inep nº 17047919, que possui cerca de 500 alunos, como possível instituição candidata. A lista com as escolas contempladas pelo programa está prevista para ser divulgada dia 15 de novembro, pelo Ministério da Educação.

De acordo com o Ministério da Educação, que tem parceria com o Ministério da Defesa, este Programa tem o intuito de fomentar um novo modelo educacional de qualidade, que possibilite elevar o nível de aprendizado, proporcionando melhores oportunidades aos jovens.

“Estamos confiantes de que a escola atende aos pré-requisitos e que temos chances de sermos selecionados e assim atender a uma demanda antiga da população. Esse sistema de ensino contribuirá muito para o desenvolvimento escolar, dando novas oportunidades e perspectivas diferentes às crianças e aos jovens de Miracema”, ressaltou o prefeito.

Com informações do Ministério, como próximo passo, será feito o levantamento para verificar a viabilidade de pessoal militar, com perfil desejado, nas localidades que manifestaram interesse. Dessa forma, tão logo sejam selecionados os municípios que participarão do Pecim no ano de 2020, o ministério entrará em contato para orientações quanto às demais providências necessárias que o município deve tomar.

DSC8237
DSC0094
DSC8264
DSC8257