Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

Página inicial > Notícias > Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente > Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente promove trilha ecológica na Praia do Paredão
Início do conteúdo da página

Escrito por Ascom Miracema - Juliana Carneiro | Publicado: Segunda, 11 de Março de 2019, 18h15 | Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2019, 18h24 | Acessos: 222

WhatsApp-Image-2019-03-11-at-123524
WhatsApp-Image-2019-03-11-at-114012
WhatsApp-Image-2019-03-11-at-1140111
WhatsApp-Image-22019-03-11-at-114011
WhatsApp-Image-2019-03-11-at-1140121
WhatsApp-Image-2019-03-11-at-133940
WhatsApp-Image-2019-03-11-at-114014
WhatsApp-Image-2019-03-11-at-1140132
WhatsApp-Image-2019-03-11-at-1140131
WhatsApp-Image-2019-03-11-at-114015
WhatsApp-Image-2019-03-11-at-114011

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, em parceira com a Secretaria Municipal de Educação e em cumprimento ao Calendário Nacional do Meio Ambiente, realizou na manhã desta segunda-feira,11, um passeio alusivo ao Dia do Turismo Ecológico, na Praia do Paredão com alunos do 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Francisco Martins Nôleto.

Estiveram presentes o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Genes Alencar, a assessora da Secretaria Municipal de Educação, Josiane da Silva Brito, a superintendente de desenvolvimento econômico, turismo e meio ambiente, Maria Lúcia de Souza, a diretora de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cláudia Diniz, o engenheiro ambiental, Willian Pereira Sousa, o servidor do Viveiro Municipal, Luccas Batista, além de monitores e professores da Escola Municipal Francisco Martins Nolêto.

Na abertura da trilha, o secretário Genes Alencar disse aos alunos que "a caminhada lhes daria a oportunidade de conhecer um lugar muito bonito de nossa região, e que este passeio marcaria a comemoração do Dia do Turismo Ecológico”. Genes, ainda ressaltou o quanto é necessário ter consciência ambiental e preservar a natureza. Na ocasião, Fernando Lucena e Josefa Aquino, proprietários do restaurante, chalés e área de camping e do acesso próximo à Praia do Paredão, recepcionaram os alunos e contaram um pouco sobre a instalação da estrutura e dos objetivos do empreendimento turístico.

Fernando contou às crianças que a Praia do Paredão surgiu após a construção da barragem e que o acesso só era possível por barco. Então, ele teve a ideia de fazer o acesso terrestre e posteriormente a escada que leva até a praia. Ele relatou aos alunos que, apesar das dificuldades do início, seu empreendimento tem dado certo e revela que turistas de mais de 10 países diferentes já estiveram na Praia do Paredão. Josefa, esposa do Fernando e também proprietária do local, fez uma importante orientação aos alunos, “o turista educado é responsável pelo seu lixo. Devemos seguir este exemplo, manter o meio ambiente limpo, organizado e assim não só preservar a vida animal, como também o nosso bem estar. É Preciso ter educação ambiental e se importar com o próximo”.

Na oportunidade, o engenheiro ambiental, Willian Pereira, explicou aos alunos sobre o tempo de decomposição de alguns materiais que são descartados de maneira irresponsável no meio ambiente. Falou também sobre as possibilidades de reciclagem como maneira de preservação ambiental e geração de renda.

Após o bate-papo, os alunos exploraram duas trilhas do local e também plantaram árvores como ato de preservação da natureza, neste momento contaram com o auxílio e orientação de Luccas Batista, servidor do Viveiro Municipal. As árvores, posteriormente, receberão plaquinhas com o nome da escola.

Para Eliseu Miranda, aluno do 4º ano do ensino fundamental, “o mais legal foi saber sobre o tempo de decomposição dos materiais na natureza. Tem materiais que levam mais de mil anos para se decompor, é muito tempo. Realmente precisamos reciclar ou jogar os resíduos nos locais adequados”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Educação propôs a escola que os alunos produzissem redações sobre o passeio e a preservação ambiental. Após análise da comissão da escola, como premiação, o melhor texto será publicado no site da prefeitura.

Fotos: Ronys Rocha