Notícias

Prefeitura de Miracema entrega uniformes e EPIs aos agentes de saúde, endemias e motoristas

Prefeitura de Miracema entrega uniformes e EPIs aos agentes de saúde, endemias e motoristas

WhatsApp-Image-2020-04-02-at-131937
WhatsApp-Image-2020-04-02-at-131935-1
WhatsApp-Image-2020-04-02-at-131936-1
WhatsApp-Image-2020-04-02-at-131936-2
WhatsApp-Image-2020-04-02-at-131933
WhatsApp-Image-2020-04-02-at-131936
WhatsApp-Image-2020-04-02-at-131935
WhatsApp-Image-2020-04-02-at-131937 WhatsApp-Image-2020-04-02-at-131935-1 WhatsApp-Image-2020-04-02-at-131936-1 WhatsApp-Image-2020-04-02-at-131936-2 WhatsApp-Image-2020-04-02-at-131933 WhatsApp-Image-2020-04-02-at-131936 WhatsApp-Image-2020-04-02-at-131935

Texto e fotos: Jhonatas Miranda 

A Prefeitura de Miracema do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira, 2, a entrega dos uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos Agentes de Combate a Endemias (ACE), Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e Motoristas. O kit é composto por calça, camiseta, colete, botina, boné árabe, óculos, bolsa funcional. A entrega foi realizada aos representantes de cada categoria, a fim de evitar aglomerações e cumprir com as orientações de prevenção ao coronavírus.

Na oportunidade o Prefeito Saulo Milhomem, agradeceu o trabalho de todos em nome dos agentes de saúde, enaltecendo que a classe é o principal elo entre a população e a administração pública. “Queremos o melhor para os nossos profissionais, por isso estamos sempre buscando investimentos que promovam o bem-estar e beneficiem melhores condições de trabalho, o que com certeza refletirá em uma prestação de serviço de qualidade a população”, ressaltou o gestor.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Leal Júnior. “Os equipamentos, adquiridos por uma gestão responsável e focada, tem como objetivo não só a proteção dos profissionais como também valorizá-los e motivá-los na execução se seus serviços, todos têm a ganhar”.

A Engenheira do Trabalho, Odimara Scariot, comentou que a gestão sempre esteve atenta às necessidades dos servidores. “Agradecemos a administração mais uma vez pela agilidade em fornecer estes equipamentos tão importantes neste momento de crise mundial, onde encaramos a pandemia do coronavírus. O material será direcionado conforme a necessidade do trabalho de cada um”, explicou.

De acordo com o Agente Comunitário de Saúde, Florisval Pereira, "a entrega desses materiais à categoria é muito importante para que a classe desempenhe suas funções com mais segurança e qualidade”, concluiu.

Presentes:

Prefeito Saulo Milhomem, secretário de Saúde, Leal Júnior, diretor de Vigilância em Saúde e Ambiental, Eder Maciel, engenheira do Trabalho, Odimara Scariot, enfermeira, Antônia Ribeiro, coordenadora de Endemias, Renata Brito, agente Comunitário de Saúde, Florisval Pereira e do agente de Endemias, Maikon Lima.

Prefeitura disponibiliza o Disque Miracema contra o Coronavírus

Prefeitura disponibiliza o Disque Miracema contra o Coronavírus

Foto: Internet / Divulgação

A Prefeitura de Miracema do Tocantins acaba de disponibilizar o Disque Miracema Contra o Coronavírus, (63) 3366 1245, telefone exclusivo da Secretaria Municipal da Saúde, para que a população do Município tire todas as dúvidas sobre o Coronavírus e a doença Covid-19.

Através deste serviço as pessoas receberão orientações, poderão relatar os sintomas (se for o caso), e saberão quais os locais de atendimento, e em que situação procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou o hospital.

O atendimento via telefone já está disponível, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A iniciativa visa qualificar o atendimento, o acolhimento e o cuidado com as pessoas. A intenção é conscientizar a população e fazer com que só saia de casa se for extremamente necessário, a fim de evitar uma possível contaminação.

O isolamento social continua sendo a melhor forma de prevenção à Covid-19.  Se você pode, #FiqueEmCasa.

Descartados os dois casos suspeitos de coronavírus em Miracema do Tocantins

Descartados os dois casos suspeitos de coronavírus em Miracema do Tocantins

Por Juliana Carneiro

A Prefeitura de Miracema do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa à população que os dois casos suspeitos de covid-19, no município, foram descartados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO), nesta segunda-feira, 23.

O adolescente de 14 anos, ainda gripado, continuará em isolamento por mais 7 dias, mas com sinais e sintomas amenizados. A jovem de 23 anos já não apresenta mais nenhum sintoma. Importante ressaltar que é muito importante que a população continue com as práticas de prevenção e combate ao Covid-19, o novo coronavírus, respeitando o decreto municipal bem como as recomendações dos especialistas do mundo todo. Para que juntos possamos impedir a proliferação deste vírus em nosso país.

#FiqueEmCasa

#ContraCoronavírus

Prefeitura de Miracema solicita a moradores que em tempos de pandemia não se descuidem do combate à Dengue

Prefeitura de Miracema solicita a moradores que em tempos de pandemia não se descuidem do combate à Dengue

WhatsApp-Image-2019-12-02-at-102837-3
WhatsApp-Image-2019-12-02-at-102837-5
WhatsApp-Image-2019-12-02-at-102837-6
WhatsApp-Image-2019-12-02-at-102837-3 WhatsApp-Image-2019-12-02-at-102837-5 WhatsApp-Image-2019-12-02-at-102837-6

Por Juliana Carneiro /  Fotos: arquivo (meramente ilustrativas)

A Prefeitura de Miracema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta para que a população, em meio a pandemia do novo coronavírus, não se descuide com outros cuidados importantes a saúde pública, como por exemplo, o combate à dengue.

Nesta época do ano, a proliferação do inseto é mais intensa e a eliminação de água parada em recipientes deve ser intensificada e já que quase todos estão em casa, em virtude do coronavírus, é hora de redobrar os cuidados com o quintal.

Aproveite esse período de quarentena/isolamento social para tomar medidas de limpeza contra o Aedes aegypti. Elimine qualquer recipiente de potencial criadouro do mosquito dos quintais e também do interior das casas, como: latas, embalagens, copos, plásticos, tampinhas, pneus, sacos plásticos, entre outros.

Procure sempre deixar tampados os tonéis e caixas d’água; manter as calhas sempre limpas; deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo; manter lixeiras bem tampadas; deixar ralos limpos; limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia e limpar com escova ou bucha os potes de água dos animais.

A coordenadora de endemias do município, Renata Brito de Sousa, reforça que a dengue é uma doença que também pode matar, e que por isso é necessário que cada um faça a sua parte, assim como na prevenção ao coronavírus, todos precisam colaborar para que também a dengue não seja um agravante em tempos tão difíceis. 

#Todosnocombateadengue  #Prevençãoaocovid-19   #SaúdeMiracema

Saúde de Miracema adota medidas para prevenção e enfrentamento do Coronavírus

Saúde de Miracema adota medidas para prevenção e enfrentamento do Coronavírus

Por Juliana Carneiro / Foto: Ronys Rocha

A Prefeitura de Miracema do Tocantins adota sérias medidas de prevenção para garantir que o covid-19, o novo coronavírus não seja disseminado pelo município. A PORTARIA N°058, publicada dia 19, no diário oficial do município, dispõe sobre as atividades da Secretaria Municipal de Saúde e pontua as medidas adotadas contra a proliferação do novo coronavírus - COVID-19, e toma outras providências.

“A pandemia do novo coronavírus está deixando muitas pessoas apreensivas e essa é uma reação normal, porém é importante não criarmos pânico nem aglomerações nas unidades de saúde. Só busquem o atendimento de Saúde em casos de urgência e emergência. Se não está com sinais, ou apenas com sintomas leves, não vá. É fundamental que as pessoas não sobrecarreguem o sistema de saúde”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Leal Júnior.

Confira as medidas adotadas pela secretaria de Saúde de Miracema, ações fundamentais para evitarmos aglomerações em locais fechados, inclusive nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que permanecerão abertas em regime de escala (vide tabela ao final da matéria).

FLUXO DE ROTINA SECRETARIA DE SAÚDE / POLICLÍNICA E DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE PARA O ENFRENTAMENTO DO CORONAVÍRUS

Atendimentos que permanecerão:

  • UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: funcionarão de acordo com a escala anexada, com a modalidade de atendimento à demanda espontânea, exclusivamente urgências, emergências e fluxos de casos do novo coronavírus. Buscar orientação ligando na UBS ou entrando em contato com o seu Agente de Saúde;
  • Curativos: segue cronograma normal da unidade;
  • Saúde bucal: apenas atendimentos de urgência e emergência;
  • Consultas de pré-natal se estão mantidas, de acordo com cronograma da UBS seguindo as normas de segurança;
  • Presídio: atendimento a cada 30 dias, salvo casos de urgência e emergência;
  • Campanha de vacina: de acordo com o cronograma da UBS e coordenação da imunização;
  • Policlínica: somente casos de urgência e emergência;
  • Central de Regulação: atender apenas encaminhamentos com urgência;
  • Serviço Social: somente os casos de hemodiálise, paciente de CA e demandas de solicitação do oxigênio e material de uso de rotina do pacientes;
  • Atendimento de psicologia: mantido os atendimentos individuais considerados de urgência e prioritários;
  • Transporte: fica mantido o atendimento dos pacientes de hemodiálise, pacientes com tratamento de CA e casos de urgência e emergência;
  • Vigilância Sanitária: reduzir em 50% o efetivo.
  • Vigilância Epidemiológica: fica mantido o atendimento normal.
  • Zoonose: atendimento das demandas para calazar e raiva, priorizando as urgências;

  • Nos casos leves e moderados de Coronavírus, a infecção apresentará manifestações clínicas parecidas com as de outros vírus. Dessa forma, nesses casos de novo coronavírus é indicado:

Repouso; Hidratação (ingestão de bastante água e líquidos); Medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como: uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos); uso de umidificador no quarto;  

  • CAMPANHA DE VACINA - Priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19. A vacina estará disponível para este grupo até o dia 15 de abril.

ATENDIMENTOS SUSPENSOS

  • Visita domiciliar suspensa, somente casos de urgência. Entrar em contato com ACS ou UBS caso seja necessário;
  • Atendimentos noturnos ficam suspensos por tempo indeterminado;
  • Acompanhamento do benefício Bolsa Família fica suspenso por tempo indeterminado;
  • Ficam suspensas as visitas dos agentes de saúde e agentes de Endemias até novas orientações;
  • Citologias - P.C.C.U suspenso por tempo indeterminado;
  • A marcação das ESPECIALIDADES e exames também estão suspensos. Somente casos extremos devem ser encaminhados;
  • Puericultura suspensa, somente se sintomas gripais (febre, coriza, e tosse). Crianças saudáveis devem ficar em casa;
  • Hiperdia - idosos devem ficar em casa (salvo na vacinação); e outros grupos ficam suspensos por tempo indeterminados;
  • Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): Suspenso apenas as atividades em grupo, independente da faixa etária;
  • Equipe multiprofissional (profissionais de educação física, nutrição, assistente social, fisioterapeuta, psicólogo, enfermeiro: suspenso todas as atividades em grupo, dentro e fora dos serviços de saúde; ficando apenas os atendimentos considerados prioritários);
  • Serviço de fisioterapia: suspenso todos os atendimentos para pacientes do grupo de risco, com exceção dos casos de urgência e prioritários;
  • Visitas de ACS - Agentes de Saúde e ACE - Agentes de Endemias: suspensa até novas orientações, somente casos de urgência. Entrar em contato com ACS/ACE ou UBS.

 

ESCALA DE FUNCIONAMENTO PROVISÓRIO DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE MIRACEMA DO TOCANTINS

1ª SEMANA - DAS 7h às 18h

SEGUNDA – FEIRA

23/03/2020

TERÇA- FEIRA

24/03/2020

QUARTA-FEIRA

25/03/2020

QUINTA – FEIRA

26/03/2020

SEXTA- FEIRA

27/03/2020

 

ALAÍDES  DO AMARAL

 

ALAÍDES  DO AMARAL

 

UNIVERSITÁRIO

 

ALAÍDES  DO AMARAL

 

UNIVERSITÁRIO

 

CORRENTINHO

 

SANTO DUMONT

 

CORRENTINHO

 

SANTOS DUMONT

 

CORRENTINHO

 

FILOMENA

 

FILOMENA

 

RAIMUNDO BELA

 

FILOMENA

 

RAIMUNDO BELA

 

POLICLÍNICA (ADELAIDE)

 

POLICLÍNICA (BREJINHO)

 

POLICLÍNICA (ADELAIDE)-

 

POLICLÍNICA (BREJINHO)

 

POLICLÍNICA (BREJINHO)

 OBS: APÓS TÉRMINO DA SEGUNDA SEMANA, RETORNA FLUXO DA PRIMEIRA SEMANA.

 

2ª SEMANA - DAS 7h às 18h

SEGUNDA – FEIRA

30/03/2020

 

TERÇA- FEIRA

31/03/2020

QUARTA-FEIRA

01/04/2020

QUINTA – FEIRA

02/04/2020

SEXTA- FEIRA

03/04/2020

 

ALAÍDES DO AMARAL

 

UNIVERSITÁRIO

 

UNIVERSITÁRIO

 

ALAÍDES DO AMARAL

 

UNIVERSITÁRIO

 

CORRENTINHO

 

SANTOS DUMONT

 

CORRENTINHO

 

SANTOS DUMONT

 

SANTOS DUMONT

 

FILOMENA

 

RAIMUNDO BELA

 

RAIMUNDO BELA

 

FILOMENA

 

RAIMUNDO BELA

 

POLICLÍNICA (ADELAIDE)

 

POLICLÍNICA (BREJINHO)

 

POLICLÍNICA (ADELAIDE)

 

POLICLÍNICA (ADELAIDE)

 

POLICLÍNICA (BREJINHO)

 OBS: APÓS TÉRMINO DA SEGUNDA SEMANA, RETORNA FLUXO DA PRIMEIRA SEMANA.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Miracema do Tocantins