Miracema inicia construção do Plano de Mobilidade Urbana com participação popular em audiência pública

A 1ª Audiência Pública de lançamento do Plano de Mobilidade Urbana de Miracema do Tocantins foi realizada na noite da última quinta-feira, 5, no Auditório da Câmara de Vereadores. O encontro teve como pauta central a apresentação e aprovação do Plano de Trabalho e do Plano de Comunicação do projeto, que será desenvolvido até setembro de 2026, com foco no planejamento e na melhoria da mobilidade urbana do município.
Na abertura, a prefeita Camila Fernandes agradeceu a presença das autoridades, representantes do Executivo e do Legislativo, servidores e da comunidade, destacando a relevância do plano para o futuro da cidade. A gestora ressaltou a importância da parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Instituto de Atenção às Cidades e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO) para a construção de um instrumento técnico e participativo.
Em seguida, o coordenador geral do projeto, professor Dr. Humberto Xavier de Araújo, apresentou as etapas do Plano de Mobilidade Urbana em Miracema, enfatizando a participação popular e o papel do Legislativo na construção e aprovação final do documento, que deverá se tornar lei. Ele explicou que o plano contemplará serviços de transporte coletivo, sistemas de circulação, infraestrutura de transporte, acessibilidade, integração entre modais, áreas de estacionamento, restrições de circulação de veículos e fontes de financiamento, conforme a Lei nº 12.587/2012, que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Conforme o cronograma, a partir do início de março serão realizadas oficinas em diferentes pontos da cidade para ouvir as demandas da população, além de mais duas audiências públicas para apresentação do diagnóstico preliminar e da minuta do 1º Plano de Mobilidade Urbana de Miracema. Também foi informado que, nos próximos 15 dias, serão instaladas sete câmeras para contagem do fluxo de veículos, com finalidade exclusivamente técnica, a fim de diagnosticar o trânsito local e subsidiar propostas para torná-lo mais seguro e eficiente.
Miracema do Tocantins, 07 de fevereiro de 2026




