Prefeitura de Miracema acompanha construção de pontes de concreto na zona rural


A Prefeitura de Miracema do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação e do Departamento de Engenharia Civil, vem acompanhando semanalmente a execução da construção de duas pontes de concreto sobre os córregos Providência (Serra da Lopa) e Corrente (Irmã Adelaide), zona rural do município. A obra atende a uma antiga reivindicação dos agropecuaristas e produtores da região, que há décadas enfrentam dificuldades de acesso e de escoamento da produção devido à precariedade da infraestrutura local.

As novas estruturas vão melhorar significativamente a mobilidade rural e fortalecer a logística de transporte entre Miracema, Barrolândia e Abreulândia, no caso da ponte na Região da Serra da Lopa. Já a ponte sobre o Córrego Corrente vai beneficiar a comunidade do Novo Esperança, Irmã Adelaide e região do lago. Com pontes modernas e dimensionadas para suportar o tráfego de veículos pesados, a expectativa é de mais segurança, eficiência e economia no transporte de insumos e mercadorias.

As obras estão sendo realizadas com recursos no valor de R$ 1,5 milhão, oriundos de emenda parlamentar do senador Eduardo Gomes. A ponte sobre o Córrego Providência terá 36 metros de extensão, enquanto a ponte sobre o Córrego Corrente contará com 10 metros.

De acordo com a empresa responsável pela execução dos serviços, a previsão é de que ambas as pontes estejam concluídas até o final de agosto. Enquanto isso, para garantir a qualidade e o cumprimento do cronograma, a Secretaria Municipal de Obras realiza vistorias semanais no local, acompanhando de perto cada etapa da construção, assegurando a conformidade técnica e a durabilidade das estruturas.

A construção dessas pontes representa mais que uma obra de engenharia: é um passo importante para o desenvolvimento do campo e para a valorização das comunidades rurais de Miracema.

Miracema do Tocantins, 07 de agosto de 2025

Compartilhar