Grande mobilização contra o Aedes aegypti acontece em Miracema

No Dia D de combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Miracema do Tocantins, através das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Limpeza Pública, realizou um mutirão no Setor Universitário 1, na última sexta-feira, 30.

Aconteceu um mutirão de limpeza para combate e eliminação de criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya no, bairro que apresentou maior índice de infestação. De acordo com o coordenador de Endemias, Rogério Bezerra Costa Filho, “o objetivo é conscientizar a população sobre os perigos da doença, que pode matar, e fazer com que todos ajudem no combate através de medidas simples como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada”.

O evento contou com cerca de 300 pessoas mobilizadas, entre setor público e sociedade civil. Foram entregues sacos de lixo com orientação aos moradores sobre a limpeza dos quintais. A iniciativa integra a Campanha Nacional ”Todos juntos contra o Aedes aegypti”, que mobilizou Secretarias municipais, Delegacia Regional de Ensino, Hospital Regional de Miracema, UFT, e participação da Policia Militar com o suporte de um drone.

O momento foi coordenado pela Vigilância Epidemiológica, Endemias, Atenção Básica e Meio Ambiente. Foram recolhidos cerca de 171 sacos de lixo de 100 litros, contabilizando 870 kg, 2 carradas de galhadas e 8 caçambas de entulho. “Contamos com o apoio dos órgãos públicos e da sociedade civil para manter a vigilância e as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, estamos engajados nesta luta seguiremos atuado, juntos, em ações de prevenção contra dengue zika e chikungunya”, afirmou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Antônia Ribeiro Caetano.